Resultados de suas pesquisas

sábado, 23 de abril de 2011

Conceitos de iluminação

Conceitos Luminotécnicos

http://www.ledluz.com.br/index.php

ILUMINÂNCIA
Expressa em lux (lx), indica o fluxo luminoso de uma fonte de luz que incide sobre uma superfície situada a uma certa distância desta fonte. É o limite da razão do fluxo luminoso recebido pela superfície em torno de um ponto considerado para a área de superfície quando esta tende para o zero.

Na prática, é a quantidade de luz dentro de um ambiente, que pode ser medida com o auxílio de um luxímetro. Para obter conforto visual, considerando a atividade que se realiza, são necessários certos níveis de iluminância médios.


LUMINÂNCIA
É uma grandeza quantitativa que se insere perfeitamente num conjunto de dados que permite analisar quantitativamente um sistema ou um equipamento de iluminação. É um dos conceitos mais abstratos que a luminotécnica apresenta.

É a intensidade luminosa produzida ou refletida por uma superfície existente. Medida em cd/m².

A luminância depende do tamanho aparente da superfície e da intensidade luminosa emitida pela superfície na direção do olho, é através da luminância que o homem enxerga, ela depende tanto do nível de iluminação quanto das características da reflexão das superfícies.


INTENSIDADE LUMINOSA
Expressa em candelas, é a intensidade do fluxo luminoso de uma fonte de luz projetada em uma determinada direção.

A intensidade luminosa de uma fonte de luz ou luminária é medida com um fotômetro de leitura direta, ou com um fotômetro que produz um levantamento gráfico.

Uma candela é a intensidade luminosa de uma fonte pontual que emite o fluxo luminoso de um lúmen em um ângulo sólido de um esferorradiano.


RENDIMENTO DA LUMINÁRIA
Razão entre o fluxo luminoso total emitido pela luminária, medindo em condições práticas especificadas e suas lâmpadas e equipamentos auxiliares apropriados, e a soma dos fluxos luminosos das lâmpadas funcionando fora da luminária com os mesmos equipamentos.

Para obter rendimento ótimo, esta medida tem que se aproximar o máximo possível da soma dos fluxos nominais de catálogo das lâmpadas.

Luminária de baixo rendimento pode pro vocar perdas de fluxo luminoso de até 60%.

O rendimento da luminária é um importante critério na economia de energia e decisivo para os cálculos luminotécnicos, sob condições especificas: posição de funcionamento da luminária e temperatura do ambiente padrão de 25ºC para o uso interno e 15ºC para o uso externo.


VIDA ÚTIL DE UMA LÂMPADA
O conceito de vida de uma lâmpada é dado em horas, e é definido por critérios pré-estabelecidos, considerando sempre um grande lote testado sob condições controladas e de acordo com as normas pertinentes.


TEMPERATURA DE COR
Em aspecto visual, admite-se que é bastante difícil a avaliação comparativa entre a sensação de Tonalidade de Cor de diversas lâmpadas. Para estipular um parâmetro, foi definido o critério Temperatura de Cor (Kelvin) para classificar a luz.

Assim como um corpo metálico que, em seu aquecimento, passa desde o vermelho até o branco, quanto mais claro o branco (semelhante &aagrave; luz diurna ao meio-dia), maior é a Temperatura de Cor (aproximadamente 6500 K). A luz amarelada, como de uma lâmpada incandescente, está em torno de 2700 K. É importante destacar que a cor da luz em nada interfere na Eficiência Energética da lâmpada, não sendo válida a impressão de que quanto mais clara, mais potente é a lâmpada.

Quando se diz que um sistema de iluminação apresenta luz “quente” não significa que a luz apresenta uma maior temperatura de cor, mas sim que a luz apresenta uma tonalidade mais amarelada. E da mesma forma, quanto mais alta for a temperatura e cor, mais "fria" será a luz.


ÍNDICE DE REPRODUÇÁO DE COR (IRC)
Refere-se à correspondência entre a cor real de um objeto ou superfície e sua aparência diante de uma fonte de luz. A luz artificial, como regra, deve permitir ao olho humano perceber as cores corretamente ou o mais próximo possível da luz natural.

Lâmpadas com IRC igual a 100 apresentam as cores com total fidelidade e precisão. Quanto mais baixo o índice, mais deficiente é a reprodução das cores.

Os índices variam conforme a natureza da luz e são indicados de acordo com o uso de cada ambiente.


FLUXO LUMINOSO
É uma grandeza fotométrica derivada da intensidade luminosa, representa uma potência luminosa emitida ou observada, ou ainda, representa a energia emita ou refletida, por segundo, em todas as direções, sob a forma de luz.

Sua unidade é o lúmen (lm)

Esse conceito é de grande importância para os estudos de iluminação.

Alguns exemplos de biodigestores sustentáveis

who makes the change b M. Aguiar e B. Kiss

Praia da Quixaba - Região de Canoa Quebrada

Praia da Quixaba - Região de Canoa Quebrada
Lindo Local para um RESORT não Acham? ou quem sabe para uma usina de energia EÓLICA!!!!!!!!!!!