Resultados de suas pesquisas

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

AINDA EM ...LEILÃO RENOVÁVEIS AGO/2010...

Preço de biomassa e PCHs supera o de eólicas em leilões da Aneel





SÃO PAULO, 27 de agosto (Reuters) - O leilão de fontes renováveis de energia A-3 terminou na noite de quinta-feira com a contratação de 714 megawatts (MW) médios de energia, enquanto a demanda das distribuidoras era de 704 MW médios. Já o leilão de reserva contratou outros 445,1 MW médios de energia.

Das três modalidades contratadas nos dois leilões, 70 por cento correspondeu a energia eólica, 25 por cento a biomassa e 5 por cento a Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs).

O preço médio por megawatt-hora (MWh) dos dois leilões, que tornaram a energia eólica contratada mais barata que as demais, foi de 133,56 reais. O preço médio para eólica foi de 130,86 reais por MWh, para biomassa foi de 144,20 reais e, para PCHs, foi de 141,93 reais. A capacidade instalada de todos os 89 empreendimentos somou 2.892,2 MW, enquanto os negócios totalizaram 26,9 bilhões de reais.

"Com estes leilões completamos o que tínhamos planejado para 2013 e 2014. O planejado até 2014 em expansão da oferta está atendido... estamos com um excedente grande e esse excedente é de energia renovável", afirmou o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim.

"Os leilões quebraram dois paradigmas: a fonte eólica se mostrou mais barata que as demais... e a ideia de que abastecer com quantidade grande (o fornecimento de energias alternativas) poderia ser irregular", acrescentou ele.

O presidente da EPE afirmou ainda não ser possível prever um valor tão baixo para o preço da energia eólica, sem a utilização de subsídios. Já o diretor-geral da Aneel, Nelson Hubner, afirmou que diante deste cenário os preços futuros dos leilões poderão ser reavaliados.

No final da tarde e noite de quinta-feira ocorreu a terceira e última fase do leilão de reserva de energias renováveis. A garantia física contratada foi de 388,7 megawatts médios, com o valor total de 7,3 bilhões de reais. A potência total dos empreendimentos foi de 801,7 MW, e o total negociado em MWh foi de 58,3 milhões de reais.

Vinte e cinco usinas venderam energia no certame, sendo 20 eólicas, três de biomassa e duas PCHs.

No caso das usinas eólicas, o preço médio por megawatt-hora ficou em 122,69 reais, deságio de 26,5 por cento em relação ao preço teto de 167 reais. A garantia física dessa modalidade totalizou 266,8 MW médios. A entrega da energia está prevista para 2013 e os contratos terão duração de 20 anos.

A Renova Energia registrou o maior número de empreendimentos com energia contratada: foram seis usinas, todas na Bahia, com preço de 121,25 reais por MWh. Juntas, as usinas venderam 78 MW de energia.

Já a Gestamp, filial da espanhola Corporación Gestamp, vendeu energia de quatro usinas no Rio Grande do Norte. Foram vendidos 42,7 MW, com preços entre 124,45 reais e 125,15 reais por MWh.

No caso das usinas de biomassa, que devem iniciar a produção em 2013, com contratos de 15 anos, o preço médio foi de 134,47 reais por MWh, com 33,4 MW contratados para 2013, 58,9 MW para 2014 e 62,1 MW para 2015. As usinas vencedoras estão localizadas em São Paulo, Tocantins e Goiás.

Os contratos das PCHs terão duração de 30 anos e o início do fornecimento também será em 2013. A energia contratada totalizou 21,7 MW, com preço médio de 130,73 reais por MWh. As usinas estão nos Estados de Mato Grosso e Santa Catarina.


(Por Carolina Marcondes)

LEILÃO DE RENOVÁVEIS 2010 - A3.

Veja a reportagem da Reuters e veja como estão tomando conta de nossos ventos, lembram daquela máxima "...respiro, enquanto o ar for de graça..." , pois bem o ar já tem valor comercial, agora só falta ensacar e por em prateleiras de supermercado, do mesmo modo da água"mineral".

Presta atenção Brasil, cadê os nossos investidores??? onde estão os bilionários deste país, que só querem saber de lucros e mais lucros, muitas fortunas feitas com energia questionável!!!!

Iberdrola é maior vendedora em leilão A-3

SÃO PAULO (Reuters) - A espanhola Iberdrola e a Eletrobras foram as principais vendedora e compradora de energia do leilão A-3, com início do fornecimento previsto para 2013, realizado na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) nesta quinta-feira.

O valor total transacionado no leilão A-3, promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), foi de 17,5 bilhões de reais, com volume foi de 129,4 milhões de megawatt-hora (MWh).

Cinquenta e seis usinas geradoras venderam energia no evento. Desse total, foram 50 usinas eólicas, cinco Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e uma usina de biomassa.

Para eólicas e biomassa, cujo preço-teto era de 167 reais por megawatt-hora (MWh), o preço médio foi de 134,23 reais por MWh, deságio de 19,6 por cento. A energia contratada totalizou 662,2 megawatts (MW) médios.

Para PCHs, o preço médio foi de 146,99 reais por MWh, deságio de 5,17 por cento em comparação ao teto de 155 reais por MWh. Foram vendidos 48,1 MW médios de energia.

A maior vendedora de energia foi a espanhola Iberdrola, com nove usinas eólicas no Nordeste que somam 109,5 MW, e a Asa Branca, com oito usinas totalizando 108,3 MW. A Chesf, do sistema Eletrobras, vendeu energia com apenas uma usina, mas com a maior capacidade unitária de geração: 61,4 MW. As usinas eólicas Costa Branca e Pedra Preta ofereceram os menores preços: 130,42 reais por MWh.

A única usina a vender energia a partir de biomassa foi a Mandu, com 22,3 MW de energia vendida a 137,92 reais por MWh. A usina foi adquirida pela Açúcar Guarani em 1o de junho deste ano.

Já entre as PCHs está a Copel, por meio da usina Cavernoso II, no Paraná. Com potência de 19 MW, o preço oferecido pela estatal paranaense foi de 146,99 reais por MWh. O maior deságio neste segmento ficou com a usina Galheiros I, com 6,4 MW de energia comercializada a 144,50 reais por MWh.

Quinze empresas compraram a energia disponibilizada no leilão A-3. As maiores quantidades foram adquiridas pela Eletrobras, por meio da Amazonas Energia e da Ceal, totalizando 53,6 milhões de MWh. Neoenergia, Eletropaulo, CPFL Energia, Energisa e Rede Energia também estão entre as compradoras.

Ainda nesta quinta-feira acontece a terceira fase do leilão de energia de reserva, que terá as três modalidades de energia renovável (eólica, biomassa e PCHs).

O primeiro dia do leilão de reserva, na quarta-feira, registrou venda de energia de oito usinas de biomassa, movidas a bagaço de cana-de-açúcar, nos Estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás.

Na primeira fase com início de suprimento em 2011, seis usinas venderam energia ao preço médio de 154,18 reais por MWh, o que representou um deságio ligeiramente acima de 1 por cento. Na segunda fase, duas usinas venderam energia ao preço médio de 145,37 reais por MWh, um deságio de 6,81 por cento. O preço-teto inicial de venda de energia das usinas de biomassa, nesse caso, era de 156 reais por MWh.

(Reportagem de Carolina Marcondes)

Alguns exemplos de biodigestores sustentáveis

who makes the change b M. Aguiar e B. Kiss

Praia da Quixaba - Região de Canoa Quebrada

Praia da Quixaba - Região de Canoa Quebrada
Lindo Local para um RESORT não Acham? ou quem sabe para uma usina de energia EÓLICA!!!!!!!!!!!